Logo da AITEC

Institucional

O intuito desta página é de apresentar um panorama geral sobre a AITEC, suas atribuições e sua composição.

O que é a AITEC

A Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual foi criada pela Resolução CONSUNI/UENP n. 005/2012, em 06 de novembro de 2012, por direta influência do advento da Lei Estadual de Inovação (Lei Estadual n. 14.314/2012 - PR).

Neste sentido, a AITEC figura como órgão suplementar vinculado à Reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), representando o NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) da mesma Universidade.

Sua principal atribuição é, portanto, o gerenciamento das políticas de inovação tecnológica e empreendedorismo no âmbito universitário. É também responsável por, nos termos de seu Regimento:

  • Implementar políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Disseminar a cultura de Propriedade Intelectual;
  • Propor diretrizes institucionais, voltadas para o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas, artísticas e literárias;
  • Promover o exercício da atividade inventiva, a difusão e o intercâmbio do conhecimento;
  • Dar suporte aos pesquisadores nos processos de patenteamento ou registro de produtos e processos decorrentes de pesquisas;
  • Fomentar a transferência de tecnologia;
  • Gerir os processos relativos à proteção de direitos;
  • Estimular parceiras estratégicas com empresas e órgãos públicos na formação de recursos humanos e no desenvolvimento de projetos inovadores;
  • Prestar assessoria técnica especializada na implantação, desenvolvimento e incubação de projetos inovadores com potencial de mercado;
  • Apoiar as ações de empreendedorismo acadêmico, representado pelas Empresas Juniores da UENP e por Projetos de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica.

Estrutura

A estrutura da Agência é dividida em cinco órgãos, conforme a disposição abaixo:

  • Diretoria
  • Secretaria de Apoio Administrativo (SAA)
  • Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (EPITT)
  • Incubadora de Projetos Inovadores (IPI)
  • Conselho Diretor (CD)

 

Laboratório de Prototipagem


O laboratório de prototipagem é um espaço equipado com tecnologia e ferramentas para que sejam criados protótipos de produtos ou soluções. O laboratório pode ser utilizados por empresas, startups, inventores e pesquisadores para testar ideias e criar versões iniciais de produtos, com o objetivo de aprimorá-los antes de lançá-los no mercado.
Nosso espaço conta com equipamentos como impressoras 3D, máquinas de corte a laser. Além disso, possuímos também softwares de design e modelagem 3D, como o SOLIDWORKS, que permite criar modelos virtuais dos produtos antes de fabricá-los fisicamente.
O laboratório de prototipagem é especialmente útil para áreas como engenharia, design de produtos, arquitetura e eletrônica, onde é necessário criar protótipos físicos para testar sua viabilidade e funcionalidade antes de produzir em larga escala. Possuímos um espaço dinâmico e criativo, onde ideias se transformam em realidade por meio da experimentação e inovação."

 

Máquinas:

Guider 2:
      Impressora(Guider 2) : É uma impressora de alta qualidade e desempenho projetada para atender às necessidades de impressão 3D de diversos setores, como engenharia, medicina, educação e design. A Guider 2 apresenta um sistema de impressão fechado com uma câmara de impressão aquecida, o que permite imprimir em materiais como ABS, PLA, Nylon, PETG e TPU, entre outros. Além disso, possui uma tela sensível ao toque de 5 polegadas, uma câmera de monitoramento interno e suporte para conectividade Wi-Fi, permitindo que os usuários controlem e monitorem suas impressões remotamente. A impressora Guider 2 também apresenta um sistema de nivelamento automático da plataforma, o que torna o processo de configuração da impressão mais fácil e rápido, e uma velocidade de impressão de até 120mm/s, o que permite imprimir objetos de maneira rápida e eficiente. Em resumo, a impressora Guider 2 é uma opção sólida para aqueles que desejam uma impressora 3D de alta qualidade, confiável e versátil para uso profissional.(Imagem da Impressora)


    

Ender 3:
      Impressora(Ender 3) : Ela é conhecida por ser uma das impressoras 3D mais populares do mercado, devido ao seu preço acessível e desempenho satisfatório.
A Ender 3 é uma impressora DIY (Do It Yourself), o que significa que ela requer montagem e configuração por parte do usuário. Ela possui uma área de impressão de 220 x 220 x 250 mm, o que permite a impressão de objetos de tamanho médio, e suporta materiais como PLA, PETG e TPU.
A impressora Ender 3 possui recursos avançados, como uma cama de impressão aquecida e um sistema de nivelamento manual da plataforma, que facilita a configuração da impressão. Além disso, ela é equipada com um extrusor MK-10, que proporciona uma impressão suave e precisa.
A Ender 3 também possui uma comunidade online ativa, com fóruns e grupos em redes sociais, que oferecem suporte técnico e compartilham dicas e truques para maximizar o desempenho da impressora. Em resumo, a Ender 3 é uma escolha popular para aqueles que desejam uma impressora 3D de baixo custo, mas ainda assim capaz de produzir peças de qualidade.(Imagem da Impressora)

Cortadora a laser:
     A cortadora a laser Visutech VS4040 é um equipamento desenvolvido pela fabricante chinesa Visutech que permite o corte de diversos materiais, como acrílico, madeira, MDF, couro, tecido, papel, entre outros. É uma máquina compacta, com área de corte de 40x40 cm e potência de 40W.
A VS4040 utiliza tecnologia de laser CO2, que proporciona alta precisão e qualidade de corte, sem a necessidade de contato físico com o material, o que reduz as chances de danos e resíduos. Além disso, a cortadora a laser Visutech VS4040 possui um sistema de exaustão e filtragem de ar que remove os resíduos gerados durante o processo de corte.
A VS4040 possui um software próprio que permite o controle da máquina e o design de peças, além de ser compatível com softwares de design 3D e de edição de imagem, como o Adobe Illustrator e CorelDRAW.
A cortadora a laser Visutech VS4040 é uma opção acessível e de alta qualidade para quem deseja cortar materiais de forma precisa e eficiente, seja para fins pessoais ou profissionais.(Imagem da  Cortadora)

 

 

Quem somos

A AITEC conta, atualmente, com a seguinte equipe:

  • Prof. Drª Mayra Gallo - CLM

DIRETORA GERAL DA AGÊNCIA Doutora em Agronomia - USP Mestre em Genética e Biologia Molecular - UEL Graduada em Ciências Biológicas – UEL.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Prof. Me. Luiz Eduardo de Araújo - CCP

DIRETOR DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO (DIE) Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL Mestre em Administração - UFPR. Graduado em Administração de Empresas – UNESPAR.
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

  • Ana Beatriz Almeida Biaggi - CLM

BOLSISTA DO PROGRAMA DE APOIO À MANUTENÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS AGÊNCIAS INOVAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ . Graduada em Direito - UNOPAR Pós-Graduada em Direito do Trabalho e Previdenciário - UNOPAR Especializações em Propriedade Intelectual - INPI e WIPO
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

  • Mylena Venancio - CLM

BOLSISTA DO PROGRAMA DE APOIO À MANUTENÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DAS AGÊNCIAS INOVAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ. Bacharel em  Ciências Biológicas - UENP.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

  • Suelen Clemente - CCP

RESIDENTE TÉCNICA UENP/SEPARTEC Bacharel em Administração - UENP Especialização em andamento em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação – UNICENTRO.
EMAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.